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Home Care

Projeto Home Care

O que é Home Care?

Home Care ou Assistência Domiciliar (AD) é uma modalidade de atenção à saúde, sendo uma extensão do Hospital, porém, prestada no domicílio do paciente.

Compreende atividades assistenciais exercidas por profissionais e/ou equipe de saúde.

Essas ações são desenvolvidas no domicílio e podem ser de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação.

A Projeto Home Care como uma empresa prestadora de serviço séria e idônea, tem total e pleno conhecimento de seus deveres e responsabilidades, mas como a própria descrição do serviço diz "Home Care = Cuidados em Casa", tanto o paciente quanto o seu familiar também tem papéis bem específicos e importantes para o sucesso do atendimento, veja abaixo as descrições de alguns deles:

Responsabilidade Familiar

  • É de responsabilidade familiar designar um “cuidador”, (se possível do núcleo familiar), que será responsável pelo paciente.
  • O cuidador deverá encontrar–se absolutamente capacitado e psico–socialmente habilitado, para acompanhar a evolução da condição do paciente, transmitindo todas as informações à equipe profissional.
  • Cabe ao cuidador acompanhar todas as condutas realizadas no paciente, co-participando quando solicitado, estando fora de sua alçada à realização de procedimentos técnicos de enfermagem.
  • Sendo de responsabilidade da família e/ou representante legal do paciente o fornecimento correto das informações referentes às condições físicas da residência, bem como, aquelas relacionadas à limpeza e manutenção do ambiente; segurança; instalações hidráulicas / elétricas e o fornecimento de materiais de uso pessoal para o cuidado do paciente.

Aspectos Éticos

  • O paciente, se maior (18 anos), capaz e no pleno gozo de suas faculdades mentais, tem o direito de tomar decisões segundo a sua vontade. Salvo em situações em que o paciente não está em condições de proceder à opção, esta será feita por responsável ou pelo médico, quando ocorrer iminente risco de vida e não houver tempo hábil para consultar o responsável.
  • De acordo com a declaração dos direitos do paciente, são direitos:
    • Receber informações claras, objetivas e compreensíveis, sobre os exames, ações diagnósticas, terapêuticas e ao seu prognóstico, bem como os riscos e benefícios que estarão envolvidos em cada etapa do seu tratamento. Quando, sob ponto de vista médico, não for aconselhável ou for impossível informar diretamente o paciente, as mesmas serão colocadas à disposição do responsável.
    • Ser informado sobre o nome, cargo e especialidade (se apresentar) dos profissionais de saúde responsáveis pelo seu tratamento.
    • Consentir ou recusar procedimentos, investigações, diagnósticos ou condutas terapêuticas a serem nele realizados.
    • Decidir como e onde morrer, se quer ou não ser submetido a tratamentos clínicos e/ou cirúrgicos na fase terminal de sua vida, com objetivo de prorrogá-la artificialmente.
    • Não sofrer discriminação nos serviços de saúde em virtude sua raça, crença, ideologia política, nacionalidade e procedência.
    • Receber apoio moral, psicológico e religioso, compatível com o ambiente de internação, desde que não interfiram nos procedimentos terapêuticos.
    • Resguardo das suas informações por meio da manutenção do sigilo profissional.
  • São deveres do paciente:
    • Fornecer a equipe profissional informações referentes ao estado prévio e atual de saúde, bem como comorbidades. Sendo responsável pela informação dada, visto que dela pode depender o curso da ação que será aplicada no seu tratamento e o que se espera dele.
    • Seguir e cumprir o plano de tratamento recomendado pelo profissional que é responsável pelo seu cuidado.
    • Não infringir os direitos dos profissionais que prestam atendimento em seu domicílio.

Suprimentos

  • Os equipamentos, materiais e medicamentos definidos pela equipe multiprofissional necessários para a internação domiciliar, serão fornecidos após autorização prévia da operadora, plano e / ou seguradora de saúde.
  • Aqueles que não forem cobertos pelo contratante, deverão ser providenciados pelo familiar ou responsável do paciente.
  • Andadores, muletas, bengalas, órteses, talas, tipóias e aparelhos inalatórios não são cobertos pelo convênio e devem ser providenciados pela família.
  • A reposição de materiais e equipamentos ou troca de equipamentos serão administradas pela Projeto Home Care, cabendo apenas à equipe de enfermagem ou fisioterapeutas (na ausência da enfermagem) de realizar esse trâmite.
  • Com relação a horários de entrega, modelos e quantidades dos materiais e equipamentos, serão respeitadas as condutas prescritas pela equipe multiprofissional.

Controles de Infecção

  • A limpeza correta do “ambiente de internação domiciliar” do paciente é tão importante quanto a limpeza hospitalar. Algumas medidas simples são necessárias para a assistência domiciliar segura, visando à prevenção e o controle das infecções domiciliares.
  • Fazem parte dessas medidas de prevenção:
    • Manter o local de atendimento limpo e higienizado;
    • Realizar lavagem de mãos antes e após a manipulação do familiar;
    • Disponibilizar sabão comum e uma toalha limpa e seca para o uso exclusivo do profissional de saúde.
  • Em caso de contaminação de pacientes colonizados ou infectados com bactérias multiresistentes, a Projeto Home Care estará fornecendo à família papel toalha e sabão anti-séptico líquido.

Transferência e Remoção

  • Na presença de indicação para o atendimento fora do domicílio, sejam: exames ou consultas, internações e procedimentos em ambiente hospitalar, a Projeto Home Care será responsável pelo serviço de remoção, assim como o agendamento do mesmo, exceto os casos em que o gerenciamento deste tipo de serviço seja de responsabilidade da contratante (operadora, plano e/ou cooperativa de saúde).
  • Em caso de remoção de paciente menor (com idade igual ou inferior a 18 anos) ou idoso (com idade superior a 60 anos), será necessário a presença de um acompanhante, membro da família ou seu representante legal.
  • Em situações de emergência, a Projeto Home Care apresenta um serviço terceirizado de remoção 24 horas, com uma equipe treinada no suporte avançado de vida. Esse serviço fica sob aprovação da contratante e em caso da mesma aprová-lo, fica a remoção sob sua responsabilidade.